31 de out. de 2012

A regra é ser desonesto

Por
Alexandre Melo
Coluna Dois Toques do Jornal Metas de 30/10/2012
 O esporte deve formar pessoas de bom caráter. Este é o princípio básico. Nossos filhos aprendem ou deveriam aprender nas escolinhas de futebol, antes mesmo dos primeiros chutes na bola, o princípio da honestidade e de que, nem sempre, sairão vencedores.
Entristece ver meninos, mal saídos das fraldas, atirando-se ao chão teatralmente na tentativa de simular uma falta que não existiu. Enganam ao árbitro, aos pais e a si mesmos, pois se tornarão adultos com os vícios da “Lei de Gerson” que ainda permeia o caráter de boa parte dos atletas e de outros profissionais no Brasil, ou seja, levar vantagem a qualquer custo. Em dois meses de Brasil, o holandês Seedorf percebeu essa faceta dos brasileiros, e criticou em entrevista a uma emissora de TV.  
O argentino Hernan Barcos colocou acintosamente a mão na bola e ainda saiu comemorando o gol de empate contra o Inter-RS, no último sábado no Beira-Rio. Mesmo que o Palmeiras esteja à beira do precipício, o ato desonesto de um ídolo do clube influencia uma geração de jovens que sonham um dia vestir a camisa de um grande time de futebol.
Barcos tentou enganar os árbitros do jogo, o time adversário, seus companheiros, o público do estádio, outros milhares que assistiam ao jogo pela televisão e, talvez, a uma nação inteira. “Olhem aqui, seus bobões, eu faço gol com a mão e ninguém vê”. 
E pior. Barcos insistiu no teatro da mentira.  Induziu seus companheiros a “peitarem” o árbitro, Francisco Carlos Nascimento, na tentativa de impedi-lo de anular o gol. O técnico, Gilson Kleina, bradou aos microfones que a decisão do árbitro de voltar atrás e anular o gol de mão, mesmo que avisado pelo delegado do jogo, foi uma “sem-vergonhice”. Neste caso, Barcos estava certo, o ilegal deve prevalecer.
Klose, da Lazio e da seleção alemã, anulou um gol seu feito com a mão de maneira acidental - na rapidez do reflexo isto pode acontecer. Ele recusou-se a receber um prêmio pela atitude de ter comunicado a irregularidade ao árbitro. Disse que ser honesto era obrigação de todo o ser humano. Já para Barcos e a diretoria do Palmeiras, que pediu a anulação do jogo, a honestidade virou exceção, a regra é ser desonesto.

Praianos vence mais uma e confirma a boa fase




Faltando pouco menos de um mês para o fim da temporada 2012 no Praianos, o time começa a acertar o pé. No último sábado, a equipe voltou a vencer e a um adversário que sempre faz um jogo “pegado”. Apesar do nome, Os Imprestáveis tem um excelente time. A vitória de 5 a 3 foi muito valorizada pelo grupo do Praianos. John marcou três vezes e colocou fogo na briga pela artilharia. Os outros dois foram assinalados por Tiba e Vavá.
O Praianos foi para campo com um time mais defensivo: Rodrigo, Neverton, Lino, Leo, Wilson, Neto, Tiba, John e Aurélio. “O adversário veio com uma formação muito jovem, por isso a precaução na defesa”, explicou o presidente Rodrigo.
O início do Praianos foi apático, o que permitiu ao Os Imprestáveis marcar primeiro. Rodrigo fez grande defesa, mas no rebote o atacante empurrou para as redes. Não deu nem tempo do adversário comemorar. O Praianos empatou com um chute colocado do meio-campo John. Não demorou muito e o time virou o placar em uma tabela em que a bola sobrou para John marcar o seu segundo gol no jogo. O time Os Imprestáveis veio para cima e a zaga do Praianos passou a ser destaque, principalmente com Lino, que está voltando a boa forma depois da cirurgia, e o zagueiro Neverton que tem mostrado muita seriedade nos jogos.
O adversário ameaçou, mas zaga e goleiro estavam firmes. No final do primeiro tempo, John fez uma grande jogada individual e tocou para o Tiba aumentar a vantagem.
Para o segundo tempo, o esperado era uma pressão do adversário. Vandeco substituiu Rodrigo no gol dos Praianos. Cristiano, Vavá, Cabral e Alberto também foram para o jogo. O adversário marcou o segundo gol em uma das poucas falhas da zaga do Praianos. Mas, a tarde era mesmo do artilheiro Jonh. Ele estava inspirado e marcou o quarto gol. Vavá, em linda jogada, colocou a pá de cal no adversário marcando o quinto gol. Os Imprestáveis ainda fez o terceiro, mas já não dava tempo para mais nada. Placar final: 5 a 3. Aproveite e vote na pesquisa interativa para melhor em campo. Lino, John e Neverton. John que marcou três ainda não pediu a música.

Neto eleito o melhor contra o Destroier

Neto preparando um peixe no Itamirim
 O meio-campo Neto voltou a marcar de cabeça na vitória contra o Destroier e foi eleito o melhor em campo. Ele também esteve firme na marcação e correu bastante. Parabéns a este grande colega e amigo.  

21 de out. de 2012

Praianos no mundo



O site da Família Praianos continua sendo visto em vários lugares do mundo. Já estamos próximos das 15 mil visualizações. Abaixo, um resumo dos países onde o nosso blog foi visto.

Brasil : 13.089
Estados Unidos: 752
Alemanha: 306
Rússia: 241
Portugal: 71
Arábia Saudita: 24
Chile: 13
Senegal: 13
Argentina: 10
Reino Unido: 10

Praianos vence a terceira consecutiva


Praianos venceu a terceira seguida
O Praianos engatou a quinta marcha e conquistou a sua terceira vitória consecutiva, jogando para baixo as estatísticas negativas. Agora, são 14 vitórias e 14 derrotas, com outros cinco empates. O time já marcou 126 gols e sofreu 115. "Não é a melhor campanha da história do Praianos, mas o importante é que o time recuperou a sua arma mais forte: o futebol coletivo", disse o diretor financeiro do time, o zagueiro Neverton "Mano" Saldanha.
E a vitória da tarde deste sábado, no Monumental do Rio do Ouro, foi bastante convincente: 5 a 2 em cima do time Destroier, da cidade vizinha de Navegantes. E o Praianos foi logo dando o seu cartão de visita, com um golaço de cabeça do meio-campo Neto, depois da cobrança de escanteio perfeita do centroavante Aurélio. Não demorou muito e o Praianos marcou o segundo gol. A bola foi tocada para o centroavante Cristiano que se livrou de dois adversários antes de colocar no canto esquerdo.
O time relaxou um pouco em campo e o adversário veio para cima, e acabou descontando antes do final do primeiro tempo.
Para a segunda etapa, John voltou no lugar de Aurélio, de boa participação no jogo. E foi John quem marcou o terceiro gol logo na primeira bola que recebeu. O zagueiro tentou afastar, mas a bola sobrou para John que chutou forte no canto esquerdo para vencer o goleiro adversário. O 3 a 1 deu tranquilidade ao time que, novamente, relaxou e o Destroier marcou mais um. Porém, o Praianos não deu chances para a reação e marcou mais duas vezes através do seu goleador Cristiano. Placar final: 5 a 2. Para o próximo sábado, a parada é dura. O Praianos enfrentará um antigo e tradicional adversário: Os Imprestáveis. O jogo acontece no Rio do Ouro. Em junho deste ano, o Praianos venceu por 5 a 3.

Cristiano homenageia a família
Já virou uma situação comum. Cristiano marcou três gols em uma partida. Esta é quarta vez só este ano. E quem faz três gols, pede música. Artilheiro com 38 gols, Cristiano decidiu homenagear a sua família. Escolhi uma música do Regis Danese e que vai para a minha mãe, Arlete, o meu irmão Giovanni, e a minha cunhada Juliana e todos que buscam em Deus o milagre da mudança e da transformação como a minha família conseguiu", justificou o artilheiro dos Praianos. Ele também dedica a música ao seu irmão (não de sangue), Wlamir Borges. E aí vai a música, acesse o link e ouça http://midi.as/Wm8

Cris fez três gols e homenageou a família
Confraternização
O Praianos Ricardo Lino abriu as portas da sua casa para a confraternização pós-jogo. Pilotando a churrasqueira, Alexandre no preparo da carne com legumes, bastante elogiada pela galaera. O gremista Ary e o flamenguista Aloisio completaram o quarteto do final de semana. A cerveja Skol gelada (litrão). Numa cortesia do Lino, para quem ficou até o fim, um barrilzinho de chope da Heineken estupidamente gelado. Foi mais um dia de muita alegria e troca de energia positiva entre o grupo. "Obrigado a todos que prestigiaram este momento", finalizou Alexandre.
Lino (E), cedeu a casa e ainda um barrilzinho de chope
 O melhor em campo
No jogo anterior, vitória de 10 a 2 em cima do Onedí, ocorreu um empate na eleição para melhor em campo. Vavá e John receberam três votos cada um. Os dois também marcaram três gols no jogo, assim como Cristiano. O outro votado foi o goleiro Vandeco, com um voto. Parabéns aos três escolhidos para melhor em campo. Para essa semana, três Praianos se destacaram em um jogo em que prevaleceu o espírito coletivo. Jogando deslocado no meio campo, Alberto, o Schock, esteve firme na marcação e destruição das jogadas do adversário. Outro destaque no meio campo foi Neto, que voltou a jogar bem e até marcou um gol de cabeça, que é a sua especialidade. Por fim, no ataque. Ele não fez gol, mas bateu o escanteio que resultou no primeiro gol com perfeição. Também jogou de costas para a defesa, atraindo a marcação para que o meio campo viesse forte, Portanto, Aurélio é outro destaque do Praianos no jogo contra o Destroier. Aproveite e vote na nossa pesquisa interativa.
John (à esquerda) foi eleito o melhor em campo..

...juntamente com Vavá

14 de out. de 2012

Praianos faz exibição de luxo e goleia




O Praianos fez na tarde deste sábado (13) uma das suas melhores partidas do ano. Enfrentando o time da Argentina C, aplicou uma goleada histórica: 10 a 2. No primeiro jogo de 2012, o mesmo adversário havia vencido o Praianos por 5 a 2. Muita aplicação em campo, toques de bola rápidos e espírito coletivo. Estes fatores foram fundamentais para a vitória do Praianos na bela tarde de sábado no Monumental do Rio do Ouro.
O início do Praianos foi simplesmente arrasador. Com cinco minutos de jogo, o time já vencia por 2 a 0, com dez minutos marcou o terceiro, com 15 o quarto e ainda mais dois gols antes de finalizar o primeiro tempo vencendo por 6 a 1. Cristiano e John marcaram três vezes, Vavá foi as redes mais três vezes e Tiba marcou o último gol da tarde. O Argentina C ainda fez mais um gol logo no início do segundo tempo, mas a reação parou por aí.
Na defesa, o goleiro Vandeco foi um dos destaques. Vavá e John também estiveram bem, assim como Carlão, Lino e Leo na defesa. No meio campo, Neto e Tiba mostraram força física para conter as investidas do adversário. A arbitragem de Samir também foi muito boa. “Jogamos um grande futebol, como há muito tempo eu não via o Praianos jogar. Estão todos de parabéns”, comentou o presidente Rodrigo Sestrem que não jogou.
Ele lembrou que na semana passada, embora o placar apertado (1 x 0 em cima do Onedí, gol de Cristiano), o time também teve uma grande atuação. “Este é o segundo jogo consecutivo que o time joga bem. Estamos retomando o bom futebol”. No confronto contra o Argentina C, sobraram destaques. Escolhemos três: Vandeco, Vavá e John.

Confraternização
Para completar a grande tarde do Praianos, o quarteto: John, Vandeco, Giu e Samir preparou uma excelente recepção no quiosque do Clube Itamirim. Carne, cerveja gelada e boa música com os "Djs" Alexandre e Alberto Schock. Teve também uma animada disputa de Bocha que envolveu quase toda a turma. Confira a galeria de imagens ao lado.
Giu foi o responsável por assar a carne

Artilheiros homenageiam as crianças
Cristiano, John e Vavá balançaram as redes três vezes. E aqui quem faz três pede música. O pedido, porém, é triplo e uma homenagem aos filhos dos Praianos neste Dia das Crianças e a todas as crianças do mundo. A música é um antigo sucesso do Grupo Balão Mágico, que encantou as crianças do Brasil na década de 1980. A música é Superfantástico, clique e confira. http://midi.as/B88

Vavá, Cris (Pedrinnho) e John marcaram três vezes
Vavá, o alpinista
Vavá sempre quis estar no alto, no topo, na crista da onda. Finalmente, ele conseguiu. Além de marcar três gols na vitória em cima do Argentina C, Vavá esteve muito próximo do topo do poste de iluminação lá no Itamirim. Enfim, Vavá atingiu a fama.


   

12 de out. de 2012

Esquenta a briga pela artilharia

Cris segue na artilharia, porém com apenas dois gols na frente de John
Faltando pouco mais de um mês para o fim da temporada, esquenta a briga pela artilharia do Praianos em 2012. Até o jogo contra o Retranca F.C, o artilheiro Cristiano estava dois na frente de John (31 a 29) que voltou a jogar bem e, principalmente, balançar as redes. Vavá é o terceiro, agora com 13 gols (já corrigido) e Neto é o quarto com 10, seguido de Aurélio com 9. Na temporada, o Praianos já marcou 111 gols, um gol a mais que o número de gols sofridos. A campanha 2012 não é boa, o time perdeu mais do que ganhou, mas até o final do ano ainda dá para jogar mais e fechar a temporada com um saldo positivo.

Rodrigo é o melhor em campo

Em um jogo de poucos destaques individuais, o goleiro Rodrigo foi eleito o melhor Praianos em campo na derrota de 4 a 3 para o Retranca F.C. O jogo foi disputado na tarde do dia 29 de setembro, no campo Rio do Ouro. Rodrigo fez defesas seguras e garantiu que o adversário vencesse com um placar mais elástico. Rodrigo recebeu 7 votos contra um para o lateral Leo e um para o meio-campo Tiba. Parabéns aos três melhores em campo.

1 de out. de 2012

Praianos perde para o Retranca F.C



Em um jogo equilibrado, o Praianos acabou derrotado na tarde do último sábado (29) para o Retranca Futebol Clube pelo placar de 4 a 3. O jogo foi disputado no Monumental do Rio do Ouro. Cristiano, Vavá e John marcaram para o Praianos que teve ainda duas bolas na trave e outra que o zagueiro tirou em cima da linha. O time sentiu a ausência do zagueiro Neverton, que saiu machucado antes dos dez minutos de jogo, além do meio-campo Reginaldo que segue lesionado.
O resultado acabou sendo justo principalmente pelo segundo tempo, quando o adversário foi superior e o Praianos sentiu o cansaço. No primeiro tempo, o jogo foi mais equilibrado e o Praianos chegou a estar vencendo por 2 a 1, depois de sair perdendo. O Retranca empatou antes do final do primeiro tempo.
Para o segundo tempo, o Praianos foi surpreendido logo no início com o terceiro gol do adversário. Mesmo sem muita organização, o Praianos foi para cima e buscou o empate. Na tentativa de virar novamente o placar, o Praianos se descuidou na defesa e acabou levando o quarto gol. Pressionando nos minutos finais em busca de mais um empate, o ataque esbarrou no bom goleiro Carlão do Retranca e na eficiência da zaga. Este foi o segundo confronto entre as duas equipes. No primeiro, deu Praianos por 2 a 0. Num jogo de poucos destaques individuais, selecionamos três: Leo, Tiba e Rodrigo, este último nem tento pelo desempenho no gol, mas pela segurança no momento em que precisou trocar de posição e encarar a zaga central.  Leia também o comentário do jogo, feito por Alexandre Melo. Confira também a notícia do jogo no blog do Retranca F.C. retrancafutebol.blogspot.com